22 de mar. de 2008

DOCE NÃO É SÓ AÇÚCAR

Para receber diariamente um cardápio balanceado e iniciar sua reeducação alimentar, assine o Bem Leve e tenha dicas nutricionais online à sua disposição

Consumir doces, normalmente ricos em gordura e açúcares, promove uma sensação de bem-estar e conforto devido à produção de serotonina e endorfina pelo cérebro. Por conta disso, o hábito de comer sobremesa ou devorar um chocolate ao longo do dia pode se tornar um vício. O problema é que o açúcar refinado, presente na maioria dos doces, torna-se um vilão à saúde quando consumido em excesso. Um inocente cafezinho ou copo de suco pode virar um inimigo quando é acrescido de açúcar. Mas será impossível comer um docinho sem sobrecarregar o organismo?

Para começar, é bom saber quais as patologias mais comumente associadas ao consumo de açúcar refinado em excesso. 'O aumento dos casos de cáries dentais, obesidade e diabetes mostram que estamos comendo demais alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes', afirma a nutricionista Raquel Maia Chaves, sócia da Dhamma Consultoria em Alimentação. Segundo a especialista, devido ao processo de refinamento, esse tipo de açúcar acaba ficando vazio de nutrientes e é facilmente digerido, o que aumenta os níveis de glicose no sangue. 'O valor calórico fornecido em 01 colher de chá de açúcar refinado corresponde a 19,9 Kcal', afirma.

É um erro pensar que impossível comer doce sem consumir açúcar. Os diabéticos e pessoas que querem diminuir o consumo do alimento, devem comer sobremesas naturais, como frutas secas. 'É preciso cuidado com as compotas, só consuma as que não tiveram adição de açúcar na fórmulas. Uma boa dica é assar uma fruta com canela, pois a frutose não é prejucial', afirma Raquel.

Tipos de açúcar

O açúcar cristal é um tipo de açúcar que não passou por algumas etapas do processo de refinamento e por isso possui a aparência de pequenos cristais. É de difícil conservação, pois contém sais que absorvem água, tornando-se úmido e viscoso. O valor calórico fornecido em 01 colher de chá de açúcar cristal corresponde a 19,9 Kcal, ou seja, o mesmo valor do
açúcar refinado.

O açúcar mascavo é o que chamamos de açúcar natural, pois este não passa por nenhum processo de refinamento, sendo rico em nutrientes tais como ferro, sódio, potássio, cálcio, entre outros, e vitaminas C e do complexo B. O valor calórico fornecido em 01 colher de chá de açúcar mascavo corresponde a 14,7 Kcal.

Como é possível adoçar as receitas sem usar açúcar

Para adoçar as receitas, convém seguir o que as mesmas indicam, pois a troca do açúcar por outra substância como mel, karo etc. pode acabar 'prejudicando'a receita e a mesma não acabar saindo corretamente. O que pode ser feito no caso das receitas que vão ao fogo/forno é a substituição do açúcar pelo adoçante do tipo forno e fogão, pois este foi desenvolvido
para o uso culinário, suportando as altas temperaturas sem gerar danos à saúde. Vale lembrar que os adoçantes convencionais não podem ser utilizados em altas temperaturas pois se tornam prejudiciais ao organismo.


DIABETES SOB CONTROLE

Dez dicas alimentares para evitar e combater o problema


O diabetes é um distúrbio metabólico causado por ausência absoluta (Tipo I) ou relativa (Tipo II) de insulina. O diabetes Tipo 1 ocorre mais freqüentemente em crianças ou no jovens, já a diabetes Tipo II se manifesta mais freqüentemente nos idosos e nos obesos. Sua característica fundamental é a hiperglicemia (aumento de açúcar no sangue).

O diabetes Tipo II é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o Tipo I e pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico. Outras vezes vai necessitar de medicamentos orais e a combinação destes com a insulina.

O diagnóstico do diabetes é feito geralmente medindo-se o nível de glicose no sangue em jejum. O nível ideal de glicose é de 70 a 99 mg/dl²; taxas de 100 a 125 mg/dl² são consideradas suspeitas e mais de 126 mg/dl² é diagnóstico de diabetes.


Sinais e Sintomas
Pessoas com níveis altos de glicose no sangue podem apresentar:

• Muita sede;
• Vontade de urinar diversas vezes;
• Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual);
• Fome exagerada;
• Visão embaçada;
• Infecções repetidas na pele ou mucosas;
• Machucados que demoram a cicatrizar;
• Fadiga (cansaço inexplicável);
• Dores nas pernas por causa da má circulação.

Dez dicas de para uma alimentação saudável:

1) Consumir fibras solúveis, encontradas na aveia, bagaço de laranja, casca de frutas como maçã, goiaba, pode reduzir a hiperglicemia, pois quando ingeridas provocam atraso no esvaziamento gástrico, com isso a glicose vai sendo liberada lentamente e sua concentração no sangue eleva-se mais lentamente também.

2) Coma quatro ou cinco vezes por dia: Fazendo quatro ou cinco refeições leves e equilibradas você leva o organismo a utilizar mais facilmente o seu combustível de reserva, que são as gorduras, além de conseguir controlar melhor seu apetite e vontade de beliscar alimentos desnecessários.

3) Coma sempre nos mesmos horários: Programe os horários das refeições de modo que possa cumpri-los.

4) Respeite a quantidade e a qualidade dos alimentos permitidos;

5) Beba bastante líquido: água filtrada, mineral (sem gás) e sucos naturais (sem açúcar) para hidratar-se.

6) Utilize adoçante nos sucos e no cafezinho, ao invés de açúcar;

7) Dê preferência às carnes magras e sem gordura visível;

8) Cuidado com os produtos light e diet: apesar de apresentarem redução de algum nutriente, nem sempre, esta restrição é em calorias ou gorduras.

9) Pratique atividades físicas: Caminhar 3 vezes por semana, por 30 minutos cada sessão, irá ajudá-lo bastante.

10) Lembre-se que evitando alguns maus hábitos alimentares, você ganha mais saúde, disposição e qualidade de vida.

0 comentários:

 
Copyright 2009 Esporte e Saude.. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan