20 de mar. de 2008

VALE-TUDO

O vale-tudo é uma modalidade de luta com contacto pleno (Full Contact) em que os adversários nem sempre precisam seguir um único estilo de arte marcial. Por exemplo, um lutador de jiu-jitsu pode lutar contra um lutador de Muay thai. Essa modalidade foi muito difundida no Brasil, inicialmente pelos irmãos Gracie. Hélio Gracie inclusive adaptou o jiu-jitsu tradicional para um jiu-jitsu aplicável ao vale-tudo.

Atualmente existem diversos eventos de vale-tudo. O evento que mais difundiu a modalidade foi o Ultimate Fighting Championship. O Pride é outro evento popular de vale-tudo, que é realizado no Japão e já destacou muitos lutadores de diversas categorias de artes marciais.

Na atualidade os praticantes de vale-tudo fazem em conjutos diversos tipos de artes marciais em contacto pleno (Full Contact): ex: No Brasil jiu-jitsu + boxe + muay thai, nos Estados Unidos kickboxing + muay thai + sanshou + wrestling, outros fazem kickboxing + muay thai + jiu-jitsu. Como não segue uma filosofia de vida que visa o engrandecimento do ser humano, o vale-tudo usualmente não é considerado uma arte marcial mas apenas um sistema de luta moderno, apesar da sua eficiência combativa

0 comentários:

 
Copyright 2009 Esporte e Saude.. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan