20 de mar. de 2008

MUAY THAI



O Muay Thai (Tailandês มวยไทย - มวย = Muay = Boxe e ไทย = Thai = livre ou Pertencente a Tailândia) é também conhecido como Boxe Tailandês, é o esporte nacional da Tailândia. Esta Arte Marcial foi criada há mais de mil anos, e é considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo.

Características

É conhecido como "a luta das oito armas",[1] pois caracteriza-se pelo uso dos cotovelos, joelhos, pernas e os punhos. Uma luta que além de ter socos e chutes bem desenvolvidos, é considerada uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos.

Considerado hoje como uma das melhores lutas de contato do mundo, o Muay Thai vem ganhando cada vez mais praticantes, por se tratar de uma luta muito interessante que desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e auto-confiança.

A maioria das Associações e Confederações mundiais não aprova o uso das cotoveladas em lutas oficiais para manter a integridade física dos atletas, sendo consideradas somente nas regras asiáticas. Embora ultimamente as regras asiáticas estejam cada vez mais em evidência.


História


A história de Boxe tailandês caminha junto com a história do povo tailandês - ambos são entretanto difíceis de descobrir suas origens.

Quando o exército Birmane invadiu e arrasou Ayuddhaya, os arquivos de história tailandesa ficaram perdidos. Com eles, foi também muito da história do começo do Boxe tailandês. O pouco que nós sabemos, vem das escritas do birmane, visitas européias cambojanas antigas e algumas das crônicas do Reino de Lanna - Chiangmai.

O Boxe tailandês, o qual também é conhecido como Thai Boxing em alguns países como Estados Unidos e Inglaterra, é muito conhecido também como Boxe Tailandês e é uma Arte Marcial Tailandesa com mais de 2.000 anos de idade. A origem do Boxe tailandês confunde-se com a origem do povo Tailandês. Existem várias versões sobre a origem do Boxe tailandês. A mais aceite pela maioria dos Mestres de Boxe tailandês e também por vários historiadores Tailandeses é a seguinte:

A origem de seu povo é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central. Muitas gerações atrás eles migraram da China para o local onde actualmente é à Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura. Do seu local de origem, a China, até o seu destino, os Tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de bandidos, de Senhores da Guerra, de animais, e também foram cometidos de muitas doenças. Para protegerem-se e manterem a saúde, eles criaram um método de luta chamado "Chupasart".


"Corner"Este método de luta e auto-defesa fazia uso de diversas armas como por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc. No treino do "Chupasart", frequentemente ocorriam acidentes que causavam algumas vezes graves ferimentos aos praticantes. Para que eles pudessem treinar sem ferir-se, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o precursor do actual Boxe tailandês. Assim eles podiam exercitar-se e treinar mesmo em tempos de paz e sem o risco de ferir-se. No início, o Boxe tailandês era muito parecido com o Kung Fu Chinês. Um fato normal levando-se em conta à origem do povo Tailandês. O antigo Boxe tailandês utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, ele foi modificando-se e transformou-se no estilo de luta que é hoje.


Antigamente, assuntos nacionais foram decididos em lutas de Boxe tailandês. O primeiro grande registro sobre o Boxe tailandês como luta e o também como uma habilidade no campo de batalha, esta na época do Rei Naresuan em 1584, um tempo conhecido como o período de Ayuddhaya. Durante este período, todo soldado treinou Boxe tailandês e deveriam utilizar o metodo, como o Rei também o fez. Lentamente o Boxe tailandês se mudou para longe de sua raiz o 'Chupasart' e técnicas novas da luta foram evoluindo. A mudança na arte foi continuada debaixo de outro Rei lutador - Prachao Sua - o Rei Tigre (ou Rei de Tigre). Ele amou Boxe tailandês tanto que ele mesmo lutava freqüentemente mascarado em locais de competição, e normalmente derrubando os campeões locais. Durante o reinado do Rei de Tigre a nação estava a paz. O Rei, manteve o exército ocupado, ordenou o treinamento em Muay tailandês. O interesse no esporte já era alto mas agora o valor do Boxe tailandês havia aumentado consideravelmente. O Boxe tailandês se tornou a favorita brincadeira e passatempo das pessoas, exército e o Rei. Fontes históricas mostram que as pessoas de todos os níveis e em momentos de suas vidas se reuniram para treinar em acampamentos. Ricos, pobres, jovem ou velhos, todos fizeram o treinamento no Boxe tailandês em algum momento da vida. Hoje temos o que podemos chamar de thai boxe o boxe tailandês ao sistema moderno.

É antiga as competições de lutas. Todas as aldeias organizavam seus prêmios e lutas e tiveram seus campeões. Todos torneios se tornaram uma competição apostada como também uma competição de orgulho local. A tradição de apostar permaneceu com o esporte e hoje são apostadas somas grandes no resultado das lutas. Boxe tailandês sempre foi popular mas como a maioria dos jogos esportivos, houve momentos em que era mais na moda. No reinado de Rei Rama V, muitos lutadores Muay eram lutadores da guarda real. Estes pugilistas foram recompensados com títulos do exército pelo Rei. Hoje os títulos, como Muen Muay Mee Chue de Chaiya ou Muen Muay Homem Mudh de Lopburi são virtualmente intraduzíveis. Eles querem dizer algo comparável a Especialização na arte de bater. Na ocasião eles foram admirados e respeitados por esses títulos. O Rama período de V era outra idade dourada do Boxe tailandês. Lutas nos acampamentos eram constantes e valorizadas, O Comando Real - recrutou os pugilistas mais talentosos para fazerem parte da guarda do Rei. Os promotores das Lutas começaram a fazer as grandes Lutas que foram dados grandes prêmios e honra aos seus vencedores. Isto emocionava as pessoas então tanto quanto os torneios principais que hoje se faz em Bangkok em lutas em estádios. As lutas não eram feitas em ringues como nós conhecemos no Boxe tailandês mais recente. Qualquer espaço disponível do tamanho certo era usado, um pátio, um descampado de aldeia. As mudanças que o esporte sofreu foram mudanças radicais inclusive no uso de equipamentos. Por exemplo, lutadores tailandeses sempre usaram os chutes baixos. Um pontapé ou joelhada nos órgãos genitais, para os Lutadores eram um movimento perfeitamente legal até os anos de 1930. Porém nessa época uma proteção foi feita de árvore, coqueiros ou conchas de mar onde envolveram o material com pedaços de pano amarrado entre as pernas e ao redor da cintura. Foi daí que surgiu a coquilha.

Em 1930 vieram as mudança mais radicais no esporte. Foi então que se introduziu as regras de hoje e regulamentos. Cordas amarradas aos braços e mãos foram abandonados e luvas passaram a ser utilizadas pelos lutadores. Esta inovação também se deve ao respeito e ao sucesso crescente dos Pugilistas tailandeses no boxe internacional. Junto com a introdução de luvas, veio classes de peso baseados nas divisões do boxe internacional. Estas e outras inovações - como a introdução de cinco rounds, substancialmente alterou as técnicas de luta que os pugilistas usavam causando assim o desaparecimento de alguns lutadores importantes da época. Antes da introdução de classes de peso, um lutador poderia lutar com qualquer adversário de tamanho e diferença de peso. Porém, a introdução das classes de peso ajudou os lutadores a lutarem mais emparelhados e uniformemente, saindo de cada categoria um campeão. A maioria dos lutadores tailandeses pertencem às classes de peso mais baixas. Setenta por cento de todos os lutadores pertencem à mosca e divisões de peso pequenos. Há médios e meio-pesados mas eles não são vistos com freqüencia e as categorias mais pesadas raramente lutam.

Os estádios, antes dos rigues atuais, começaram durante o reinado de Rama VII, antes do Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, desapareceram gradualmente mas cresceram rapidamente de novo logo depois - o Muay Thai não tinha perdido nada de sua atração. Os pugilistas da parte norte do país uma vez mais estavam na direção da fama e fortuna em Bangkok. A glória poderia ser achada em estádios como Rajdamnern e Lumpinee. Depois, eles passaram a lutar ao vivo pela televisão. O Canal 7 da Tailândia e radiodifusão começaram a mostrar as lutas em cores há mais de 25 anos atrás.

Hoje a arte de batalha evoluiu para um esporte popular.

Técnicas
As técnicas básicas do Muay Thai são os socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. São usadas também técnicas de clinch e arremesso. O Muay Thai é uma arte de combate de contato, onde a troca de golpes dos lutadores é constante. Os tailandeses são considerados os melhores em sua Arte Marcial e frequentemente viajam a diversos países ocidentais para lutar. Golpes básicos:

Punhos (Maat)
Canelada (Tae)
Joelhada (Kao)
Cotovelada (Sot)
Defesas (Kaa´k)
Saltos ou Pulos (Kadróty)
Giros (Shorakéd)

O Clinch


ClinchO Clinch é aplicado prendendo-se o oponente em torno do pescoço ou em torno do corpo, eles não são separados e a luta continua com troca de joelhadas e cotoveladas. Geralmente em clinch também são usadas diversas técnicas de arremessar o oponente ao chão.

Técnicas Defensivas

A defesa é uma coisa muito importante no Muay Thai e são usados os ombros, os braços e as pernas (canela) como um "escudo" para obstruir as técnicas do oponente. Obstruir é um elemento importante no Muay Thai e combina-se com o nível de condicionamento do praticante. Os chutes circulares baixos e circulares médios ao corpo são obstruídos normalmente com a canela. Os golpes na parte superior do corpo são obstruídas geralmente com o antebraço, ou se possivel com a canela. Os chutes circulares médios podem também ser segurados, travando o oponente, e assim permitindo um ataque para derrubá-lo, ou jogar o oponente a distância.


Técnicas com o Cotovelo

O cotovelo pode ser usado em sete maneiras: horizontal, diagonal-para cima, diagonal-para baixo, ascendentes, descendente, para trás-girando e no ar.

Do lado pode ser usado como um movimento do revestimento ou como uma maneira cortar o rosto do seu oponente de modo que o sangue possa obstruir sua visão. Essa é a maneira mais comum de se usar o cotovelo.

Os cotovelos diagonais são mais rápidos do que os outros, mas são menos poderosos.

As cotoveladas ascendentes e no ar são as mais poderosas, mas são mais lentos e mais fáceis de evitar ou obstruir.

O cotovelo descendente é usado geralmente quando o oponente abaixa-se.

Há também uma diferença distinta entre uma cotovelada única e uma cotovelada em sequência. A cotovelada única é um movimento de cotovelo independente de todos os outros movimentos, visto que uma cotovelada em sequência é a segunda batida do mesmo braço, sendo um gancho primeiramente com uma continuação do cotovelo. Tais cotoveladas, e a maioria das outras cotoveladas, são usados quando a distância entre lutadores se torna demasiado pequena e há demasiado pouco espaço para jogar um gancho na cabeça dos oponentes.

Técnicas com o Joelho (Kao)

No Muay Thai são usadas diversos tipos de joelhadas, joelhadas "frontais", joelhadas "laterais", joelhadas saltando, joelhadas na coxa, joelhadas em clinch, etc.

Técnicas de Chutes


Chute altoOs chutes circulares e os chutes frontais são os dois chutes mais comuns no Muay Thai. O chute circular do Muay Thai foi assimilado por diversas outras Artes Marciais como por exemplo o Kickboxing. O chute circular usa um movimento rotatório do corpo inteiro. Os lutadores de Muay Thai são treinados para bater sempre com a canela. A canela é a parte mais forte da perna do lutador. O pé contem muitos ossos finos e é muito mais propenso a lesões. Um lutador pode acabar se ferindo usando somente o pé como área de impacto. Os lutadores de Muay Thai condicionam cuidadosamente suas canelas em treinos no saco pesado e em sparring também, para melhor resistencia e força na hora da luta, os lutadores praticam suas caneladas em superfícies duras, como alguns tailândeses.

Atualmente
O Muay Thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta muito agressiva que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança.

O Muay Thai é tão popular na Tailândia quanto o futebol no Brasil, isso faz da Tailândia a maior potência do esporte do mundo. Além de criadores do Muay Thai, os tailandeses também são os maiores lutadores do mundo na sua categoria, até 70 kg em média, devido aos tailandeses terem uma estrutura física geralmente pequena.

Ram Muay

Uma das características do Boxe Tailandês, que contribui para torná-lo mais atraente, é o acompanhamento musical.Uma outra particularidade é o ritual executado pelos lutadores antes do início do combate. Uma orquestra composta de tambores, címbalos e flautas de Java acompanha a luta ritmadamente. É importante que cada um dos músicos conheça bem o boxe Tailandês . O ritual que antecede a luta(Ram Muay) é executado de acordo com as antigas tradições. Inicialmente, o boxeador cumprimenta o público, fazendo uma reverência e mantendo as mãos acima da cabeça. Os técnicos recebem saudação semelhante. A seguir, serão executados movimentos lentos, semelhantes aos de uma dança que, em verdade, simbolizam os movimentos do Boxe Tailandês. Traduzido de maneira grosseira, Ram Muay significa "afugentar o medo do coração" e a principal finalidade desta apresentação é a de que o boxeador se concentre para a luta. Todo este ritual pode durar alguns minutos e aqueles que tiverem bons conhecimentos de Boxe Tailandês estarão aptos a reconhecer a que escola o boxeador pertence, após ve-lôs executar estes movimentos. Após cada um dos lutadores ter terminado seu ritual , se dirigem para cantos opostos do ringue , onde receberão as últimas instruções do treinador e do segundo. A seguir , esperam que soe o gongo. Pouco antes do início da luta, os boxeadores retiram as testeiras (Mong-Kon) de suas cabeças, usadas durante o ritual e que fazem parte da vestimenta tradicional.

Graduação internacional

1-Branco
2-Amarelo
3-Amarelo e branco
4-Verde
5-Verde e branco
6-Azul
7-Azul e branco
8-Marrom
9-Marrom e branco
10-Vermelho
11-Vermelho e branco
12-Preto
13-Preto e branco
14-Prata
15-Prata e ouro
16-Ouro

Graduação CBMT

1-Grau - Branco
2-Grau - Branco ponta Vermelha
3-Grau - Vermelho
4-Grau - Vermelho ponta Azul Clara
5-Grau - Azul Claro
6-Grau - Azul Claro Ponta Azul Escuro
7-Grau - Azul Escuro (Instrutor)
8-Grau - Azul Escuro ponta Preta (Instrutor Master)
9-Grau - Preto (Professor)
10-Grau - Preto com Branco e Preto (Mestre)
11-Grau - Preto com Branco e Vermelhor (Grão Mestre)

Na Tailândia não existe processo de graduaçao em faixas ou cordões.

Figuras do Muay Thai

Alex Oller

Tony Jaa (Ong-Bak) e ( O protetor )]]

Buakaw Por.Pramuk

Claudino Black Equipe Black Team

Parr de John Wayne

Samyr Zeghir

Aka Thopadak de Sinbi Taewoong

Matee Jedeepitak

Ramon Dekkers

Marfio Canoletti

Albert Kraus

Ernesto Hoost

Wanderlei Silva

Filipe Gustavo

Jefferson Tank

Amós pg

José Barradas

Lutadores Muay Thai na ficção

Joe Higashi - personagem de video game da SNK Playmore - Fatal Fury
Hwa Jai - personagem de video game da SNK Playmore - Fatal Fury
King - personagem de video game da SNK Playmore - Art of Fighting
Shura - personagem de video game da SNK Playmore - World Heroes
Sagat - personagem de video game da Capcom - Street Fighter
Kairi - personagem de video game da Capcom - Street Fighter
Adon - personagem de video game da Capcom - Street Fighter
Bruce Irving - personagem de video game Namco - Tekken 2
Brad Burns - personagem de video game da Sega - Virtua Fighter
Ting - personagem do filme Ong Bak
Khan - personagem do filme O Protetor
Jax - personagem de video game da Midway - Mortal Kombat
Bryan Fury - Personagem de video game Tekken 3
Juuken Sentai Gekiranger

Tong Po - personagem de Michel Quissi no filme Kickboxer - 1989
Irawain - personagem do game online Granado Espada

0 comentários:

 
Copyright 2009 Esporte e Saude.. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan