20 de mar. de 2008

FULL CONTACT

O Full Contact ou Full-Contact foi criado nos anos 70, nos Estados Unidos. É uma mistura de várias artes marciais, associadas as luvas e os golpes do Boxe aos chutes do Karate. Enquanto o Karate, o Kung Fu e o Taekwondo, quando praticados como desporto, evitam o contato físico, no full contact os golpes são muito fortes. Por isso, os seus praticantes usam luvas, capacete, botas e outros acessórios de proteção.

O Full Contact teve sua origem através das técnicas de boxe e karate. Surgiu em Nova Iorque, na década de 70. Essa arte foi criada com o anseio de mais expressão dente as artes marciais. Este sistema de combate tomou corpo pós uma série de escândalos envolvendo o campeão mundial de karate Dominique Vallera em Long Beach, no mundial de karate de 1975, quando o mesmo fez porta bandeira do Full Contact. Hoje, o Full Contact é um estilo do Kickboxing organizado por entidades de pugilismo mundial, como exemplo a ISKA (International Sport Kickboxing Associaton) e WAKO (World Associaton Kickboxing Organization). O Brasil tem alguns dos maiores lutadores de Full Contact do mundo, como Sérgio Batarelli, Nilton Nascimento, Isaul Soares Torrão, Paulo Zorello, Alessandro Gatto , Luiz Augusto Alvarenga , entre outros.

Evolução do Full-contact ao Ultimate Full-contact

Historia e evolução do Full-contact ao Ultimate Full-contact (Free-Fight, Vale Tudo, MMA, Cage Fight, Pankration / Pancrase, Extreme Fight, Shooto...)

O Full-contact surge no inicio dos anos 70 promovido pela PKA (Professional Karate Association), como primeira forma híbrida de competição entre diversos estilos de Artes Marciais permitindo o uso das técnicas de pernas das artes marciais (Taekwondo, Karate...) juntamente com as técnicas de punhos do boxe. Nos anos 80 surge um novo estilo de kickboxing promovido pela WKA, o kickboxing low kick por influencia do Muay Thai. Na década de 90 surgem as competições de Ultimate Full Contact (UFC, PRIDE...) com regras mais amplas permitindo também o uso das técnicas de Submission Grappling (Jiu-jitsu, Sambo...) e wrestling; o Ultimate Full Contact é uma competição completa onde são permitidos todos os recursos lutando-se de pé ou no chão usando as técnicas mais eficazes de todas as distâncias de combate, técnicas estas executadas com contacto total (FULL-CONTACT) tornando-o um desporto de combate difícil e exigente mas impressionante e espectacular, pois é bastante dinâmico, exigindo muita resistência, concentração inteligência e astúcia dada a sua complexidade e duração (realizado com rounds longos ou sem limite de tempo) sendo o resultado aos pontos, por submissão ou KO.


Full-contact em Portugal

O FULL-CONTACT tem origem em Portugal no inicio dos Anos 70, nomeadamente na zona dos Olivais e Sacavém por acção de vários lutadores e mestres de Artes Marciais como:

Francisco Gouveia (aluno do Dr. Pires Martins e Mestre Tetsuji Murakami) é Mestre de Full-contact – Karate e Boxe Americano, organizador do 1º Estágio em Portugal de Full-contact ministrado por Dominique Valerá), em 1976 Gouveia faz parte da equipa de D. Valerá; trava uma série de combates internacionais ao lado dos melhores profissionais da época e faz diligências no sentido de formar a Federação Portuguesa de Full-Contact; Ruy de Mendonça (Mestre de Artes Marciais, fundador da C. I. de Boxe Americano de Portugal e editor da 1º revista sobre as Artes Marciais, divulgando o Full-Contact);

José Pratas (aluno e colega de Francisco Gouveia, Mestre e Lutador Nacional e Internacional de Full-contact, à data participou em Estágios e Campeonatos de Boxe Americano em França - Pratas é o grande Campeão das primeiras Galas nacionais de Full-Contact Profissional promovidas por Francisco Gouveia e Ruy de Mendonça); Detentor do combate mais rádpido nesta modalidade, de 18 segundos, contra Carlos Ramjanali, num combate para o Campeonato Ibérico da modalidade. Actualmente treina em Sacavém na Cooperativa "A Sacavenense".

João Loio aluno do Mestre Sul Coreano Chung Sun Yong (fundador do TKD em Portugal), Cinto negro de Taekwon-do; em meados dos anos 70, detinha já várias internacionalizações nomeadamente em Espanha e no Brasil; João Loio funda o terceiro clube de Full-contact em Portugal “Boxe Americano Loios Team” em Sacavém, onde se juntavam para treinos vários pioneiros do Full-contact e donde surgiram os grandes campeões da época;

Fernando Elvas (Mestre e Lutador Nacional e Internacional de Full-contact – Boxe Americano, à data realizou combates em Espanha e iniciou em Portugal contactos com a PKA - Profissional Karate Association - USA, faz parte da Comissão Instaladora do Boxe Americano);

Fernando Loio [1], aluno do Mestre Sul Coreano Chung Sun Yong(fundador do TKD em Portugal), Cinto negro de Taekwon-do, praticante de boxe e aluno do Mestre Ferraz no Sporting Clube de Portugal; um dos primeiros portugueses a iniciar a prática do Muay Thai no inicio dos anos 80, frequentando estágios com Juan C. Ruiz; em meados dos anos 70, detinha já várias internacionalizações nomeadamente em Espanha e no Brasil; Fernando Loio inicia em 1984 contactos com a WKA - World Karate Association no USA com Howard Hanson, Benny Urquidez e na Holanda com Fred Royers; promove encontros, treinos e combates de Full-Contact em Sacavém, expandindo-se rapidamente pelo resto do país; Mestre e Lutador Nacional/Internacional de Full-contact, Taekwon-do, Boxe Americano e Pancrácio; sagra-se campeão nacional de Taekwon-do pela primeira vez em 1977 e de Full-Contact em 1981; campeão Ibérico de Taekwon-do em 1986 e em 1992 de Full-Contact; campeão europeu de Full-Contact em 1997; campeão europeu de Pancrase em 1999 e campeão mundial de Ultimate Full-Contact / Pancrace / Vale Tudo / Free-Fight em 1999, 2000 e 2001; assegurando as representações das federações internacionais: WUFC, IKF, WKU, ISKA, WPKA, WKL, ITKBA, WKC, UIPDA, PLP, IVC, EFP, WVTF, GBMA e IFMA-FF. Actualmente Fernando Loio é presidente da Federação Portuguesa de Full contacte coordenador mundial da WUFC World Ultimate Full Contact.


Entretanto algumas Associações de Artes Marciais existentes, adoptam a prática do FULL-CONTACT e são formadas várias Associações de FULL-CONTACT, onde algumas se viraram exclusivamente para a prática do Kick Boxing, ficando desde 1987 a Associação Full-Contact de Viseu e a Associação Loios Taekwondo de Portugal a trabalhar com o FULL-CONTACT em todos os seus estilos de Combate, que em colaboração com o Mestre Fernando Loio, são pioneiras em Portugal e responsáveis pela introdução do estilo ULTIMATE FULL-CONTACT / Pancrácio Moderno / Tradicional, Vale Tudo e Free-Fight; promovendo e organizando regularmente Campeonatos / Galas Nacionais e Internacionais com Disputa de Títulos Nacionais, Europeus e Mundiais, levando atletas a competir no estrangeiro e realizando estágios e cursos de formação, colaborando e representando em Portugal as Federações Mundiais promotoras do FULL-CONTACT nos seus diversos estilos de luta, dando origem em 1997 à formação da Federação Portuguesa de Pankration, Freefight, Full-contact, depois abreviada para: FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FULL-CONTACT


Categorias
Supermosca: menos de 57 kg
Ligeiro: de 57 a 63 kg
Superligeiro: de 64 a 69 kg
Meio-médio: de 70 a 75 kg
Médio: de 76 a 79 kg
Médio-pesado: de 80 a 84 kg
Pesado: de 85 a 90 kg
Superpesado: mais de 91 kg


[editar] As faixas
A graduação utilizada pela Confederação Brasileira de Kickboxing é: branca, amarela, laranja, verde, azul, marrom e preta 1° DAN, preta 2° DAN e preta 3° DAN.

[[Categoria:]]== Lutadores ==

Sérgio Batarelli
Jean-Claude van Damme

0 comentários:

 
Copyright 2009 Esporte e Saude.. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan